Professor-Visual é tudo



É fato dizer que valorizamos muito as coisas visuais. Tudo o que nos cerca é feito com apelos visuais, pois isso atrai o ser humano. Cores, posições, estampas, detalhes e tudo o mais que puder chamar nossa atenção é usado pela mídia. 

O único profissional que ainda não percebeu isso é o professor – alguns deles, claro.

Mesmo que o professor não tenha estudado sobre apelos visuais, é fácil percebê-los e fazer uso deles na sala de aula. A simples palavra em destaque pode chamar a atenção dos alunos pra quele conteúdo. Nossos olhos captam com mais facilidades informações contidas em cantos superiores esquerdos, por exemplo. Todo mundo assiste TV, mas perceberam que a maior parte das marcas costuma colocar seus logos no canto superior da folha, do lado esquerdo, já que é o primeiro lugar para onde provavelmente a pessoa irá olhar. Propagandas de relógios por exemplo, é bem comum colocar os ponteiros marcando o horário 10h10min,  a posição dos ponteiros abertos chamam muito mais a atenção, ainda mais com a abertura para cima.

Muitas das vezes, o professor dá um determinado conteúdo, até o aluno não aguentar mais ver aquilo e ainda por cima o aluno continua a ter dificuldade sobre o assunto. Muda-se então a maneira de explicar aquele conteúdo e as dúvidas persistem, e dessa vez acabam ficando pior do que estava. A velha frase não entendeu nada do que a professora explicou. Bastaria então naquele momento, apenas introduzir o conteúdo de maneira mais chamativa. Isso serve pra qualquer disciplina.

Alguém de vocês se lembra das folhas sem graça que preencheram em seus anos escolares? De como o professor ensinou a dividir pela primeira vez? De como sua professora ensinava a produzir textos? E as aulas de história, geografia e ciência?

Tem coisas que jamais esquecemos e outras que procuramos nem lembrar. É comum na maioria das perguntas que fiz a resposta serem não. Pois eu tenho resposta para cada uma delas e não são nadas agradáveis. A grande maioria dos conteúdos era ensinada de maneira pouco atraente, mecânica e completamente fora da realidade do aluno. Na maioria das vezes uma imagem fala mais do que mil palavras dada.

Hoje o professor pode criar situações que envolvam teatro, material muito colorido e principalmente conhecimento real daquilo que está sendo aplicados, esses são itens fundamentais à boa apreensão do conteúdo de quem assiste à aula.
Quando falamos em Material Concreto, logo os professores associam Material Concreto às séries iniciais. Vamos mudar essa maneira de pensar a vida é cheia de concreto e precisa de um ‘colorido’ sempre, senão cai na monotonia e desmotivação. Aulas com bastantes apelos visuais, bom conhecimento e atividades diversificadas que realmente envolvam os alunos são a chave principais para um bom desempenho das crianças em suas vidas no futuro.

Observe com cuidado no dia-dia da criança, os detalhes que lhe chamam a atenção nos lugares pelos quais ela passa o recreio, aulas de recreação como Educação Física, aulas de arte e de música são muito boas nessas horas. Brinque mais as cores em sua aula façam um diferencial. Aquela partezinha importante que deve chamar mais a atenção de seus alunos e isso representa uma grande diferença na aprendizagem de sua turma.

Boa Aula!

Toninha Borges
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS
Free Website templateswww.seodesign.usFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesAgence Web MarocMusic Videos OnlineFree Wordpress Themeswww.freethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree CSS Templates Dreamweaver