Lapbook
Não é nenhuma novidade, mas vale entender...
Espero ter ajudado...
^^
Flor
A primeira pessoa a utilizar o termo "LAPBOOK" foi a americana Tammy Duby, escritora e mãe que se dedicou ao homeschooling - Educação em Casa. A tradução literal do termo Lapbook seria "Livro de Colo" e foi chamado assim porque, em poucas e grandes folhas, Tammy conseguia colocar várias páginas e conteúdos dos livros de forma organizada, resumida e atrativa. Mas o melhor de tudo, usava as técnicas de artesanato com papeis que ela e os filhos tanto amavam.
O Lapbook substitui as milhares de folhas de atividades que nós professores utilizamos ou até mesmo diminui outras centenas coladas nos cadernos deixando-os "beiçudos" de tão lotados.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, estas pastas repletas de informações não foram idealizadas apenas para revisão e resumo de conteúdos. A construção do conhecimento, pesquisa, resolução de atividades, jogos e palavras-chaves cabem perfeitamente desde a escolha do tema, a construção do layout, a criação da pasta, até o estudo posterior. Este material é riquíssimo e, se bem aproveitado, proporciona ao aluno a autonomia de estudos tão almejada por nós professores, além de ser uma ferramenta maravilhosa para treinar a criança para a vida, priorizando os aspectos da pesquisa, planejamento, criatividade, apresentação e autoavaliação.
Um Lapbook é composto, geralmente, de:
* uma ou mais pastas do tipo arquivo, que infelizmente não são fáceis de achar no Brasil;
* várias folhas de papel colorido, o que dá espaço para fixar os conteúdos;
* fotos e imagens;
* envelopes com jogos, cartões, atividades;
* cartões presos por colchetes (prendedores tipo bailarina) que permitem um giro de 360º, ou por ilhóses que os mantem fixos;
* pequenos livros colados por uma das capas ou dentro de bolsos que permitem o manuseio externo (variações como circlebook, trianglebook, squashbook, starbook);
* pequenos livros no estilo varal ou flaps (aqueles em que as páginas são recortadas em várias partes)
* pequenos folders sanfonados;
* pequenos painéis no estilo cascata;
* origamis, kirigamis e pop up.
Nunca utilizei pastas prontas na confecção dos lapbooks com os alunos (o custo torna-se alto). Utilizo papel cartão dupla-face quando serão coloridos, e cartolina quando preto-e-branco (para colorir). Quando o lapbook é maior e com muito conteúdo, o que levará mais tempo para ser confeccionado e necessitará de mais manuseio, pode-se forrar a pasta com tecido aumentando a durabilidade.
As técnicas de scrapbooking e cartonagem também podem ser agregadas ao seu projeto. Darão um ar mais elaborado as peças.
Em seus projetos abuse sempre de:
* abas;
* papeis coloridos;
* fitas;
* bolsos;
* jogos;
* palavras-chaves, e
* imagens.
Lapbooks são perfeitos para:
* organização e estruturação da construção do conhecimento;
* trabalhar com a interdisciplinariedade dos conteúdos;
* ferramentas de estudo ou revisão de vários assuntos, capítulos ou unidades;
* portfólios para armazenar informações, atividades ou materiais confeccionados pelo aluno ao longo do tempo, bimestre ou semestre;
* dinamizar um assunto, projeto ou aula com tema maçante;
* recursos visuais uma vez que possuem cores, palavras-chaves e imagens que facilitam a memorização;
* livre expressão da criatividade;
* muitas outras coisas.
Sugestões de Templates:
Sites templates gratuitos:
Espero ter ajudado...
^^
Flor
Read Users' Comments (0)